Águas Futuras
Projeções para água armazenada no sistema Cantareira
http://cantareira.github.io

Resumo e Perspectivas

13 de julho de 2015

_________________  _________

A situação atual

Hoje, dia 13 de julho, o nível do sistema Cantareira está em 15,1% do volume total. Isto quer dizer que ainda estamos abaixo da linha do volume morto. Para melhor compararmos a situação de hoje com as anteriores, usamos o índice tradicional da SABESP, que faz referência ao volume útil, não incluindo o volume morto. Neste referencial, estamos hoje em um nível negativo de -9,8%. Em 13 de julho de 2014, o nível estava em 0,2% negativos.

______________________  _________

A semana de 6 ao 13 de julho de 2015

Na última semana, o volume de água armazenado no sistema Cantareira passou de 15,2% para 15,1% do volume total, uma pequena queda. O volume de chuvas dos últimos trinta dias foi de 50mm, praticamente na média histórica para o período, que é de 53mm. A média da vazão afluente (que entra no sistema),sobre os últimos trinta dias, foi de 13,1 m3∕s, abaixo da registrada em 06 de julho, que fora de 13,6 m3∕s, mas bem acima da afluência no mesmo período em 2014, que fora de 7,4 m3∕s.

Adotam-se, neste boletim, as porcentagens em relação ao volume total do sistema Cantareira. Para obter a porcentagem correspondente ao volume útil, multiplica-se por 1,292 a porcentagem em relação ao volume total.

Quando nos referimos ao “sistema Cantareira”, estamos incluindo o reservatório de Paiva Castro.

______________________  _________

Perspectivas para os próximos dias

A tendência até o próximo sábado é da ligeira queda, se mantida a mesma retirada diária de água do sistema pela Sabesp.

A projeção para o dia 18 de julho, sábado, é de 15%, com limites inferiores e superiores da região de 95% de credibilidade de 14,5% e 15,4%, respectivamente.

______________________  _________

Projeções para 30 dias

A tendência continua sendo de queda para os próximos 30 dias. Se as chuvas ficarem na média histórica do período, a projeção de 30 dias é de um volume de 14,3% do volume total, 0,8 pontos percentuais de queda em relação aos 15,1% de hoje. As margens de 95% de credibilidade são de 13,1% e 15,7%. A probabilidade de que o volume em trinta dias seja menor ou igual ao atual é de 89,7%.

Já numa perspectiva mais pessimista de que as chuvas do próximo mês estejam 25% abaixo da média histórica para o período, a tendência é de queda mais acentuada do volume de água armazenada no sistema, sendo a projeção de 13,8%, com margens de credibilidade entre 12,7% e 15,1%. Finalmente, na hipótese mais otimista, de chuvas 25% acima da média, a projeção é de 14,8% com margens de 13,6% e 16,2%. Como se pode ver, mesmo com chuvas acima da média, a tendência é de queda no volume de água no sistema.

Em nenhum dos cenários há a recuperação do volume morto nos próximos trinta dias.

Todos os cenários supõem que a Sabesp continuará a retirar água do sistema na mesma quantidade que atualmente.

______________________  _________

Avaliação das projeções

O nível atual do sistema Cantareira é de 15,1% . O site Águas Futuras previu, em 08 de julho, que em 13 de julho de 2015 o nível do sistema estaria em 15,2%, com margens de credibilidade entre 14,7% e 15,7%. A projeção mensal para hoje, em 13 de junho, era de 15,3% na hipótese de chuvas na média.

______________________  _________

O projeto Águas Futuras

O projeto é uma iniciativa de pesquisadores da USP (Paulo Inácio Prado, do Instituto de Biociências) e da UNESP (Roberto Kraenkel e Renato Coutinho, do Instituto de Física Teórica) que se utiliza de métodos de modelagem matemática para fazer projeções a partir de dados públicos. A página do projeto http://cantareira.github.io é atualizada diariamente com projeções para cinco e trinta dias. Também estão disponíveis na página links para todos os dados e programas utilizados, todos de utilização livre não comercial.